Contribuições ao Ensino do Princípio de Arquimedes: aspectos físicos conceituais e de natureza histórico-filosófica

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.73

Palavras-chave:

Princípio de Arquimedes, Balança Hidrostática, Paradoxo Hidrostático, Pseudohistória

Resumo

Este trabalho é direcionado especialmente a professores de física da educação básica e tem como objetivo trazer contribuições que possam dar subsídio a um melhor desempenho desses profissionais no ensino do princípio de Arquimedes, cooperando para superar lacunas e inadequações observadas em livros didáticos recentes. Além disso, reúne aspectos provenientes de contribuições acadêmicas sobre essa temática, bem como elementos advindos do estudo de fontes originais da história da ciência. Uma proposta de utilização de uma balança hidrostática de baixo custo foi elaborada a partir dessas considerações. É também sugerida uma demonstração para o fenômeno da tensão superficial da água no contexto das discussões. Os elementos abordados aqui contemplam aspectos físicos conceituais, bem como de natureza histórico-filosófica.

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Biografia do Autor

Erisvaldo Ramalho dos Santos Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professor efetivo, em regime de dedicação exclusiva, do IFPI-Campus corrente. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é mestrando em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Como pesquisador, possui experiência na área de ensino de física e história e filosofia da ciência.

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP e na PUC-SP . Atualmente é professora ( nível associado 4) pesquisadora no Departamento de Física da UFRN, professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia (UFRN).

Thiago de Araújo Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atua como professor de Física na Educação Básica. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É mestrando em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, com foco em História da Ciência. Foi Professor Substituto do IFRN - Campus Santa Cruz - RN. 

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Publicado

21-08-2023

Como Citar

JUNIOR, Erisvaldo Ramalho dos Santos; HIDALGO, Juliana Mesquita; DE ARAÚJO PAULA, Thiago. Contribuições ao Ensino do Princípio de Arquimedes: aspectos físicos conceituais e de natureza histórico-filosófica. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230073–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.73. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/73. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

História da Física e Ensino