Uma sequência didática decolonial para turmas de física calcada na inserção de cientistas negros e negras

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.71

Palavras-chave:

decolonialidade; cientistas negros e negras; ensino de física; sequência didática.

Resumo

O racismo estrutural impõe uma série de barreiras para o desenvolvimento do povo negro. No âmbito científico e acadêmico, esse racismo ganha uma face nebulosa quando, muito embora as ações afirmativas garantam o ingresso de jovens negros/as nas universidades, suas trajetórias são abreviadas pelas dificuldades impostas pelas limitações socioeconômicas. Obstáculos dessa natureza, em muitas ocasiões, cerceiam os planos acadêmicos da juventude negra nas universidades e ampliam a evasão escolar nos cursos de ciências/física. É neste bojo que se enquadra esta pesquisa. Enquanto, hegemonicamente, a população negra é alijada dos espaços acadêmicos (docência, principalmente), há, como consequência disso, o embranquecimento do corpo docente das academias e a invisibilidade de negros e negras como pesquisadores. Pautado em um referencial teórico decolonial e descolonizador dos saberes, este trabalho pretende apresentar uma sequência didática decolonial para turmas de física por meio da exibição e pesquisa de cientistas negros/as voltada para estudantes da educação básica. A sequência é composta de duas atividades geminadas, também denominadas decoloniais, que primam pela colaboração, pela participação ativa e pelo debate de ideias no processo de inserção de cientistas negros/as na rotina escolar.

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Biografia do Autor

Jacson Santos Azevedo, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Mestrado em Ensino de Física (PROFIS) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020). Atualmente é estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência vinculado à Universidade Federal da Bahia e à Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Síntia Mara Piol, Faculdade de Venda Nova do Imigrante

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e também possui o Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Além disso, é pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2023). Atualmente é professora da rede particular de ensino.

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Publicado

29-09-2023

Como Citar

AZEVEDO, Jacson Santos; PIOL, Síntia Mara. Uma sequência didática decolonial para turmas de física calcada na inserção de cientistas negros e negras . A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230071–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.71. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/71. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Física, Tecnologia e Sociedade