A Física na Escola: um legado da SBF, um patrimônio da educação básica

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.66

Palavras-chave:

A Física na Escola, Análise Textual, Edições, FnE, IRaMuTeQ

Resumo

Este editorial, escrito em forma de artigo, visa preservar o legado e a memória da revista A Física na Escola (FnE), que em sua 38ª edição se consolida como linha de publicações da Sociedade Brasileira de Física (SBF) dirigida aos professores e às professoras da educação básica com ênfase nas práticas educativas da Física e do seu ensino em sala de aula. Nesse sentido, busca-se registrar, catalogar, interrelacionar e fornecer uma interpretação acerca do estado da arte das publicações transcorridas na FnE, por meio da análise textual e léxica dos artigos publicados desde sua origem. Entre 2000 e 2022, foram publicados 415 textos distribuídos em 20 volumes organizados em 37 números. O conteúdo desses manuscritos compõe o corpus textual a partir do qual foram empregados métodos sistemáticos de análise de conteúdo (análise fatorial correspondente, classificação hierárquica descendente, análise de similitude e nuvem de palavras) que revelam a manutenção histórica do compromisso editorial da FnE com o ensino de ciências e de física em sua interrelação com a Educação Básica brasileira, com a focalização de temas de física moderna e contemporânea, alocados nas fronteiras do conhecimento curricular vigente. Por fim, são tecidas considerações acerca dos compromissos de qualidade política e formal da FnE em face dos desafios que se lhe impõem. Trata-se de um convite para refletir acerca do papel da revista na consolidação de um discurso acerca do que se espera do ensino de física na escola básica e do papel da pesquisa translacional perante os desafios que a ele se impõem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Professor e Vice-Diretor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e licenciado em Física pela UnB. Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFSCar, na área de Ensino de Ciências e Tecnologias. Pesquisa e orienta nos temas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências e física; formação de professores de física; estudos foucaultianos; e políticas públicas da educação. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Física (PPGEF) da UnB, em Educação em Ciências (PPGECi) da UFRGS e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador CAEd/UFJF na área de avaliação digital em física. Editor da Revista Physicae Organum e da Revista do Professor de Física. Coordenador do Subcolegiado de Ciências Naturais, Matemática e Estatística e membro do Colegiado Deliberativo da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Inep. Possui experiência como gestor de políticas educacionais, tendo exercido os cargos de Coordenador de Articulação Acadêmica e Coordenador-Geral de Programas e Cursos em EaD na Capes. Foi também professor, Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

FERREIRA, Marcello. A Física na Escola: um legado da SBF, um patrimônio da educação básica. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230508–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.66. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/66. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Editorial