Marte: sistema de RPG com base em inteligências múltiplas

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.35

Palavras-chave:

RPG Pedagógico, Exploração Espacial, Planeta Marte, Inteligências Múltiplas, Ensino de Física

Resumo

Os jogos de interpretação de papéis, uma tradução livre em português para RPG, funcionam com base em elementos teatrais nos quais os jogadores interpretam diferentes personagens durante a contação de uma determinada história. Todavia, o uso do RPG em sala de aula com fins didáticos específicos, como o de problematizar temas e conceitos científicos, requer cuidados para que o universo de fantasia não introduza elementos de incongruência ao jogo. Assim, este artigo apresenta e discute um RPG pedagógico (modelo clássico de mesa) sobre os desafios de uma missão até o planeta Marte (temática frequente em pauta na grande mídia, em filmes e séries). Fundamentado na teoria das Inteligências Múltiplas, o jogo construído permite a criação de personagens com um total de oito atributos: Espacial-visual, Verbo-linguística, Lógico-matemática, Corporal-cinestésico, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista e Musical. Utilizando apenas o livro de instruções (disponível gratuitamente em repositório institucional), dados simples de seis faces, lápis e papel, a imaginação e a capacidade adaptativa dos estudantes ao inesperado podem ser exercitadas constantemente nas quatro principais etapas da aventura: recrutamento; decolagem e viagem; pouso em solo marciano; missões de campo. Este RPG se destaca pela versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes níveis de ensino e disciplinas escolares, além de possibilitar que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado e inseridos em situações-problema sobre temas como matrizes energéticas, recursos hídricos, protocolos de biossegurança, análises de solos e rochas e trabalho em equipe na resolução de problemas complexos.

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Biografia do Autor

Pablo Henrique Eugênio Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM).

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Membro do Núcleo de Estudos em Inovações Tecnológicas para a Educação Científica (NEITEC); Participou como representante discente eleito da Comissão de Acompanhamento dos Programas PIBID/UFRN (CAP); Foi membro fundador do Centro Acadêmico da Licenciatura em Física (CALíFi/UFRN); Atualmente trabalha como Professor de Física - Educação Básica 3 no Estado da Paraíba. Possui interesse em áreas como Ensino de Ciências Naturais e Matemática, STEAM Education, Aprendizagem baseada em Jogos (ABJ), Robótica Educacional, Física e Matemática.

Milton Schivani, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador de área (Física) dos programas PIBID e Residência Pedagógica e vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFRN (2016-2020). Atualmente é professor do Departamento de Física da UFRN, vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e líder do Núcleo de Estudos em Inovações Tecnológicas para a Educação Científica (NEITEC). Possui diversas orientações (mestrado e doutorado) e publicações (livros e artigos em periódicos), principalmente sobre os seguintes temas: Contextualização no Ensino de Ciências/Física, Mapas Conceituais, Educação em Astronomia e Novas Tecnologias no Ensino de Física.

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Publicado

03-11-2023

Como Citar

BEZERRA, Pablo Henrique Eugênio; SCHIVANI, Milton. Marte: sistema de RPG com base em inteligências múltiplas. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230035–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.35. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/35. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos