Marte: sistema de RPG com base em inteligências múltiplas
DOI:
10.59727/fne.v21i1.35Palavras-chave:
RPG Pedagógico, Exploração Espacial, Planeta Marte, Inteligências Múltiplas, Ensino de FísicaResumo
Os jogos de interpretação de papéis, uma tradução livre em português para RPG, funcionam com base em elementos teatrais nos quais os jogadores interpretam diferentes personagens durante a contação de uma determinada história. Todavia, o uso do RPG em sala de aula com fins didáticos específicos, como o de problematizar temas e conceitos científicos, requer cuidados para que o universo de fantasia não introduza elementos de incongruência ao jogo. Assim, este artigo apresenta e discute um RPG pedagógico (modelo clássico de mesa) sobre os desafios de uma missão até o planeta Marte (temática frequente em pauta na grande mídia, em filmes e séries). Fundamentado na teoria das Inteligências Múltiplas, o jogo construído permite a criação de personagens com um total de oito atributos: Espacial-visual, Verbo-linguística, Lógico-matemática, Corporal-cinestésico, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista e Musical. Utilizando apenas o livro de instruções (disponível gratuitamente em repositório institucional), dados simples de seis faces, lápis e papel, a imaginação e a capacidade adaptativa dos estudantes ao inesperado podem ser exercitadas constantemente nas quatro principais etapas da aventura: recrutamento; decolagem e viagem; pouso em solo marciano; missões de campo. Este RPG se destaca pela versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes níveis de ensino e disciplinas escolares, além de possibilitar que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado e inseridos em situações-problema sobre temas como matrizes energéticas, recursos hídricos, protocolos de biossegurança, análises de solos e rochas e trabalho em equipe na resolução de problemas complexos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)