Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre evolução estelar
DOI:
10.59727/fne.v22i1.23Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, UEPS, Evolução EstelarResumo
Este artigo aborda a implementação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como uma estratégia para aprimorar o ensino de evolução estelar no âmbito da educação básica. A UEPS tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos sobre o ciclo de vida das estrelas, desde o nascimento até as fases finais, oferecendo ferramentas eficazes aos professores. Além disso, a UEPS aborda temas como o Sistema Solar e o fenômeno da radiação do corpo negro, enriquecendo o conteúdo pedagógico. O estudo foi conduzido em uma turma de nono ano, com a aplicação de uma UEPS em oito etapas, incorporando testes, textos, vídeos, mapas conceituais, atividades em grupo, seminários, maquetes e experimentos. Os resultados mostraram que a UEPS proporcionou aprendizagem significativa, evidenciando sua eficácia. A abordagem dinâmica e interativa revelou-se uma estratégia pedagógica eficaz, destacando a importância de métodos educacionais estimulantes para conceitos científicos complexos, como os relacionados às estrelas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)