Relato de Experiência: sequência didática no estudo de cinemática e dinâmica mediado pelo uso de simuladores virtuais

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.2

Palavras-chave:

Ensino de Física. Sequência Didática (SD). Plataformas Digitais.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade relatar os resultados da experiência na produção de uma Sequência Didática (SD) baseada nos estudos de Zabala (2014) mediado por simulações interativas no estudo de cinemática e dinâmica para os docentes de Ciências como uma estratégia facilitadora no ensino de ciências/física para alunos do ensino fundamental e Médio. Neste sentido, para a formulação da SD, de modo a promover uma aprendizagem significativa, foram utilizadas duas plataformas digitais gratuitas voltadas para o ensino de ciências/física: Physics Education Technology (PhET), da Universidade de Colorado, criada por Carl Wieman (ganhador do Nobel de Física de 2002), e Física na Escola-HTML 5 (Física Animações/Simulações), criada por Vladimir Vascak. Acreditamos que se o professor incluir essas práticas pedagógicas de modo adequado elas podem ser uma estratégia poderosa e atrativa para os alunos, possibilitando a desconstrução e reconstrução de seus próprios conhecimentos científicos de ciências/física. Isso permite uma maior profissionalização mediante o conhecimento e a experiência da prática docente do referido autor no processo construtivo da SD, como preveem Eicher e Del Pino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Eng. Elétrica pelo PPGEE-ITEC-UFPA e Prof. de Físca Associado II da FACFIS-CANAN-UFPA.

Cleydson José da Silva Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduado em Ciências Naturais, FACIN-IECOS-UFPA

Shirsley Joany dos Santos da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Física pelo PPGF-UFPA e Prof. Adjunta da FACFIS-CANAN-UFPA.

Lélio Favacho Braga, Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP/Brasil e Prof. SEDUC-PA.

Aline Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA. 

Alessandra Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará

Doutora em Física pelo PPGF-UFPA e Prof. Adjunta da FACFIS-CANAN-UFPA.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da Silva; JOSÉ DA SILVA SOUSA, Cleydson; SILVA, Shirsley Joany dos Santos da; BRAGA, Lélio Favacho; BRAGA, Aline Nascimento; NASCIMENTO BRAGA, Alessandra. Relato de Experiência: sequência didática no estudo de cinemática e dinâmica mediado pelo uso de simuladores virtuais. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230002–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.2. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/2. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Sala de Aula