Construção de instrumentos de sopro para atividades experimentais
DOI:
10.59727/fne.v22i1.17Palavras-chave:
Instrumentos de sopro, Tubos sonoros, Construção de instrumentos, Física do somResumo
A proposta deste artigo é apresentar a construção de instrumentos de sopro utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo, visando estimular a percepção de características psicofísicas do som e contribuir para uma inicialização musical em ambientes diversos, como escolas do ensino básico, escolas de música, museus e espaços culturais. Abordamos o conceito de ondas sonoras e de harmônicos para representar o fenômeno ondulatório em tubos abertos e fechados. Descrevemos os fundamentos de física para o dimensionamento aproximado de diversos tubos, tendo como objetivo a produção de notas com alturas determinadas. Em particular, apresentamos o esquema de apitos afinados, diapasão de sopro, tubos do tipo flauta de Pã andina, vuvuzela, flauta doce e uma flauta transversal, com uma extensão sonora superior a duas oitavas. Como perspectivas futuras, esperamos analisar a aplicação da produção dos instrumentos de sopro em oficinas e atividades interativas com estudantes do ensino básico.
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