Natureza da ciência em sala de aula: aspectos empíricos para uma investigação em física

Autores

DOI:

10.59727/fne.v22i1.136

Palavras-chave:

filosofia da ciência, atividade didática, experimento, eletromagnetismo

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos uma atividade didática que combina aspectos epistêmicos da natureza da ciência (NdC) com um experimento de montagem simples e de custo relativamente baixo sobre indução eletromagnética. O objetivo da atividade é que os alunos alcancem uma compreensão mais crítica da relação entre teoria e experimento. Os resultados da aplicação demonstraram que os alunos não apenas aprimoraram suas habilidades de comunicação dentro dos grupos, mas também exercitaram a criatividade ao enfrentar um problema real e desconhecido. Além disso, as interações com os estudantes revelaram que eles discutiram criticamente aspectos epistêmicos da NdC, a saber: a inexistência de um método científico universal, a utilização da imaginação e da crença na prática científica e a possibilidade de a teoria não ser consequência da observação experimental e vice-versa. Em relação aos aspectos pedagógicos, os alunos aprimoraram suas capacidades comunicativas dentro dos grupos, exercitaram a criatividade na resolução de problemas e assumiram a responsabilidade no desenvolvimento da atividade. Embora a atividade tenha sido realizada com alunos do Ensino Médio, em uma escola pública, ela também apresenta potencial para ser aplicada no ensino superior. Por fim, são discutidas diversas possibilidades de expansão e modificação da atividade, visando enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Trugillo Martins Fontes, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutorando em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciado em Física (USP) e em Filosofia (UNIMES). As titulações acadêmicas (Graduação, Mestrado e Doutorado) foram realizadas parcialmente em instituições dos Estados Unidos, Dinamarca e Inglaterra, respectivamente. Atuou como professor na educação básica da rede pública estadual. Suas pesquisas abrangem a estrutura e dinâmica de comunidades científicas, além do ensino e aprendizagem de eletromagnetismo.

Downloads

Publicado

23-08-2024

Como Citar

FONTES, Daniel Trugillo Martins. Natureza da ciência em sala de aula: aspectos empíricos para uma investigação em física. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230136, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.136. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Sala de Aula