Natureza da ciência em sala de aula: aspectos empíricos para uma investigação em física
DOI:
10.59727/fne.v22i1.136Palavras-chave:
filosofia da ciência, atividade didática, experimento, eletromagnetismoResumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos uma atividade didática que combina aspectos epistêmicos da natureza da ciência (NdC) com um experimento de montagem simples e de custo relativamente baixo sobre indução eletromagnética. O objetivo da atividade é que os alunos alcancem uma compreensão mais crítica da relação entre teoria e experimento. Os resultados da aplicação demonstraram que os alunos não apenas aprimoraram suas habilidades de comunicação dentro dos grupos, mas também exercitaram a criatividade ao enfrentar um problema real e desconhecido. Além disso, as interações com os estudantes revelaram que eles discutiram criticamente aspectos epistêmicos da NdC, a saber: a inexistência de um método científico universal, a utilização da imaginação e da crença na prática científica e a possibilidade de a teoria não ser consequência da observação experimental e vice-versa. Em relação aos aspectos pedagógicos, os alunos aprimoraram suas capacidades comunicativas dentro dos grupos, exercitaram a criatividade na resolução de problemas e assumiram a responsabilidade no desenvolvimento da atividade. Embora a atividade tenha sido realizada com alunos do Ensino Médio, em uma escola pública, ela também apresenta potencial para ser aplicada no ensino superior. Por fim, são discutidas diversas possibilidades de expansão e modificação da atividade, visando enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)