Qual é a cor? Uma proposta para abordagem da reflexão seletiva e do daltonismo
DOI:
10.59727/fne.v21i1.12Palavras-chave:
ensino de física, reflexão seletiva, daltonismoResumo
A sociedade demanda mais das escolas e dos professores para formar indivíduos aptos a enfrentar os desafios atuais. Os espaços educacionais devem atender à diversidade dos alunos, incluindo os com necessidades especiais. Com um aumento anual de 7% nas matrículas de alunos com necessidades educativas especiais em escolas regulares, é urgente adaptar recursos educacionais. Alunos cegos e com baixa visão podem se beneficiar de maquetes táteis em aulas sobre óptica. No entanto, alunos com daltonismo enfrentam desafios devido à falta de adaptação de materiais didáticos, afetando sua aprendizagem ao explorar a percepção de cores em objetos por conta da reflexão seletiva da luz. Este trabalho propõe uma abordagem do tema "reflexão seletiva" usando um kit didático simples, um smartphone e um aplicativo gratuito. Além disso, discutem-se a limitação da abordagem tradicional e a necessidade de tornar os espaços públicos mais inclusivos, adaptando elementos cotidianos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)