Qual é a cor? Uma proposta para abordagem da reflexão seletiva e do daltonismo

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.12

Palavras-chave:

ensino de física, reflexão seletiva, daltonismo

Resumo

A sociedade demanda mais das escolas e dos professores para formar indivíduos aptos a enfrentar os desafios atuais. Os espaços educacionais devem atender à diversidade dos alunos, incluindo os com necessidades especiais. Com um aumento anual de 7% nas matrículas de alunos com necessidades educativas especiais em escolas regulares, é urgente adaptar recursos educacionais. Alunos cegos e com baixa visão podem se beneficiar de maquetes táteis em aulas sobre óptica. No entanto, alunos com daltonismo enfrentam desafios devido à falta de adaptação de materiais didáticos, afetando sua aprendizagem ao explorar a percepção de cores em objetos por conta da reflexão seletiva da luz. Este trabalho propõe uma abordagem do tema "reflexão seletiva" usando um kit didático simples, um smartphone e um aplicativo gratuito. Além disso, discutem-se a limitação da abordagem tradicional e a necessidade de tornar os espaços públicos mais inclusivos, adaptando elementos cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Valiante Sestari, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Curso de Licenciatura em Física

Licenciado em Matemática pela Unisuan, estudante do curso de Licenciatura em Fisica da UFRRJ. Atualmente é Professor da Rede Adventista de Ensino e Coordenador do Pré-Enem da UFRRJ.

Pedro Valverde da Silveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Curso de Licenciatura em Física

Estudante do curso de Licenciatura em Física da UFRRJ. Atualmente é Professor da Rede Adventista de Ensino e Tutor do Pré-Enem da UFRRJ.

Frederico Alan de Oliveira Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências e Licenciado em Física pela UERJ. Atualmente é professor do Departamento de Física e Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem da Física da UFRRJ.

Downloads

Publicado

03-11-2023

Como Citar

SESTARI, João Pedro Valiante; SILVEIRA, Pedro Valverde da; CRUZ, Frederico Alan de Oliveira. Qual é a cor? Uma proposta para abordagem da reflexão seletiva e do daltonismo. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230012–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.12. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/12. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos