Proposta de atividade experimental para o ensino de oscilações amortecidas com o uso do sensor de campo magnético do smartphone

Autores

  • Moacy José Stoffes Junior moacy.stoffes@ifpr.edu.br
    Instituto Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-4316-7842
  • Gabriele Shimizu Aleixo gabrielealeixos@gmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Clever Reis Stein clever.stein@ifro.edu.br
    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

10.59727/fne.v22i1.101

Palavras-chave:

oscilações amortecidas, aplicativo, ensino de física, magnetômetro

Resumo

Uma das características mais notáveis presentes na natureza é o fato de diversos movimentos se repetirem em determinados intervalos de tempo. Esse comportamento é observado em fenômenos presentes no dia a dia, como o movimento de um pêndulo ou a vibração de um cristal. Tais fenômenos chamamos de oscilação, a qual é essencial na física por descrever diversos sistemas naturais. Diante dessa relevância, fica evidente que a percepção dos estudantes desse tema é imprescindível para o entendimento de diversos fenômenos físicos. Nesse contexto, a experimentação acompanhada de uma sequência didática pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, apresentamos um aparato experimental de baixo custo que pode ser utilizado para estudar aspectos qualitativos e quantitativos de um oscilador amortecido. Ele consiste, basicamente, em uma mangueira em forma de U, na qual uma coluna de líquido oscila quando é produzido um desnível entre os ramos, e um conjunto flutuante composto por uma cortiça e ímã, um smartphone e um aplicativo para obtenção dos dados. Por fim, como a atividade aqui proposta inclui recursos tecnológicos, acreditamos que possa motivar os estudantes, uma vez que associa um equipamento cada dia mais presente no cotidiano à execução de um experimento de física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacy José Stoffes Junior, Instituto Federal do Paraná

Professor de Física no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. Atua no ensino Técnico e nível de Superior.

Gabriele Shimizu Aleixo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Graduada em Física pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia(2019), possui especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Educamais(2020). Atualmente é operadora em meteorologia da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em meteorologia.

Clever Reis Stein, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutor em física experimental pela Universidade de Brasília UnB (2016). Mestre em física experimental pela UnB (2011), na área de física da matéria condensada com ênfase em materiais magnéticos e propriedades magnéticas. Possui experiência na área de desenvolvimento de sistemas físicos, utilizando materiais de baixo custo para uso pedagógico no ensino de física nas escolas de ensino médio. Iniciação científica na área de caracterização física de materiais orgânicos.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

STOFFES JUNIOR, Moacy José; ALEIXO, Gabriele Shimizu; STEIN, Clever Reis. Proposta de atividade experimental para o ensino de oscilações amortecidas com o uso do sensor de campo magnético do smartphone. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230101, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.101. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/101. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física