Proposta de atividade experimental para o ensino de oscilações amortecidas com o uso do sensor de campo magnético do smartphone
DOI:
10.59727/fne.v22i1.101Palavras-chave:
oscilações amortecidas, aplicativo, ensino de física, magnetômetroResumo
Uma das características mais notáveis presentes na natureza é o fato de diversos movimentos se repetirem em determinados intervalos de tempo. Esse comportamento é observado em fenômenos presentes no dia a dia, como o movimento de um pêndulo ou a vibração de um cristal. Tais fenômenos chamamos de oscilação, a qual é essencial na física por descrever diversos sistemas naturais. Diante dessa relevância, fica evidente que a percepção dos estudantes desse tema é imprescindível para o entendimento de diversos fenômenos físicos. Nesse contexto, a experimentação acompanhada de uma sequência didática pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, apresentamos um aparato experimental de baixo custo que pode ser utilizado para estudar aspectos qualitativos e quantitativos de um oscilador amortecido. Ele consiste, basicamente, em uma mangueira em forma de U, na qual uma coluna de líquido oscila quando é produzido um desnível entre os ramos, e um conjunto flutuante composto por uma cortiça e ímã, um smartphone e um aplicativo para obtenção dos dados. Por fim, como a atividade aqui proposta inclui recursos tecnológicos, acreditamos que possa motivar os estudantes, uma vez que associa um equipamento cada dia mais presente no cotidiano à execução de um experimento de física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Física na Escola
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)