Observação astronômica do Sol como recurso didático
DOI:
10.59727/fne.v23i1.228Palabras clave:
Atividade solar, Experimentação, Processamento de imagem, Manchas solares, Metodologia de projetoResumen
O Sol, a estrela mais próxima da Terra, oferece oportunidades de experimentação para o estudo de fenômenos estelares, como as manchas solares. Este projeto educativo visa conscientizar os estudantes, entre 14 e 17 anos, sobre esses fenômenos e sua influência na Terra. Usando uma abordagem de projeto e equipamentos de baixo custo, os participantes coletam e processam dados para obter resultados científicos, compreendendo melhor a dinâmica solar e sua importância para a vida na Terra.
Descargas
Citas
A. Interrante, A New Look at Sunspots is Helping NASA Scientists Understand Major Flares and Life Around Other Stars. Disponível em https://www.nasa.gov/missions/hinode/a-new-look-at-sunspots-is-helping-nasa-scientists-understand-major-flares-and-life-around-other-stars/, acesso em 8/10/2020.
R. Gafeira, T. Barata, N. Peixinho, Astronomia: O Lado Negro do Sol. Disponível em https://www.nationalgeographic.pt/ciencia/o-lado-negro-do-sol_3810, acesso em 15/11/ 2023.
M. Rosenberg, P. Russo, G. Bladon, L.L. Christensen, Why is Astronomy Important? Disponível em https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1311/1311.0508.pdf, acesso em 19/11/2013.
N. Gopalswamy, Atmosphere 13, 1781 (2022). https://doi.org/10.3390/atmos13111781
P. Cannon, Extreme Space Weather: Impacts on Engineered Systems snd Infrastructure (Royal Academy of Engineering, Londres, 2013).
N. Buzulukova, B. Tsurutani, Front. Astron. Space Sci 9, 1017103 (2022). https://doi.org/10.3389/fspas.2022.1017103
S. Toriumi, V.S. Airapetian, H.S. Hudson, C.J. Schrijver, M.C. Cheung, e cols., The Astrophysical Journal 902, 36 (2020). https://doi.org/10.3847/1538-4357/abadf9
P. Ehrenfreund, N. Peter, L. Billings, Acta Astronautica 67, 502 (2010). https://doi.org/10.1016/j.actaastro.2010.03.002
I.F. Costa, A.d. Maroja, Revista Brasileira de Ensino de Física 40, e1501 (2018). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0301
S. Anjos, A. Carvalho, Comunicação e Sociedade 37, 109 (2020). https://doi.org/10.17231/37
T. Anan, C. Beck, L. Bertello, J. da Silva Santos, R. French, e cols., Journey to the Sun (JTTS) Curriculum. Disponivel em https://nso.edu/jtts-curriculum/, acesso em 26/4/2024.
J.C. Silva, A.J. Junior, J.C. Alves, Revista Brasileira do Ensino de Física 42, e20200131 (2020). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0131
K. Shrivastava, K.W. Chia, K.J. Wong, A.Y. Tan, H.T. Ning, EPJ Web of Conferences 240, 07011 (2020). https://doi.org/10.1051/epjconf/202024007011
B. Fleck, Sunspots. Disponivel em https://soho.nascom.nasa.gov/sunspots/, acesso em 27/7/2020.
G. Araujo, Wolf Number. Disponivel em: http://www.astrosurf.com/obsolar/wolfnumber.html, acesso em 1/12/2023.
C.P. Coutinho, Metodologia de Investigação em Ciência Sociais e Humanas: Teoria e Prática (Almedina, Coimbra, 2022), 2a dd.
C. Lorensi, A.A. Pacini, Revista Univap 22, 105 (2016). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i39.422
R.A. Freedman, W.J. Kaufmann III, Universe (W.H. Freeman, Santa Barbara, 2001).
J. Persson. Physics Education 48, 14 (2013). https://doi.org/10.1088/0031-9120/48/1/F04
G.d. Almeida, Telescópios (Plátano Editora, Lisboa, 2004), 1ª Ed.
L. Bardin, Análise de Conteúdo (Edições 70, Lisboa, 1977).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 A Física na Escola

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)