Observação astronômica do Sol como recurso didático

Autores/as

DOI:

10.59727/fne.v23i1.228

Palabras clave:

Atividade solar, Experimentação, Processamento de imagem, Manchas solares, Metodologia de projeto

Resumen

O Sol, a estrela mais próxima da Terra, oferece oportunidades de experimentação para o estudo de fenômenos estelares, como as manchas solares. Este projeto educativo visa conscientizar os estudantes, entre 14 e 17 anos, sobre esses fenômenos e sua influência na Terra. Usando uma abordagem de projeto e equipamentos de baixo custo, os participantes coletam e processam dados para obter resultados científicos, compreendendo melhor a dinâmica solar e sua importância para a vida na Terra.

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Biografía del autor/a

Jorge Fonte, Unidade de Ensino das Ciências, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

É professor Física e Química na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga. Está envolvido na educação e divulgação da astronomia, sendo coordenador do Clube de Astronomia e do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola. Tem Mestrado em Ensino de Astronomia desde 2004 e está a frequentar o Doutoramento em Ensino e Divulgação de Ciências no âmbito do qual investiga o envolvimento dos jovens na Exploração Espacial através da Astronomia.

Jorge Filipe Gameiro, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

É professor auxiliar no Departamento de Física e Astronomia e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências de Espaço. Os seus interesses de investigação são a evolução inicial das estrelas de pequena massa (semelhantes ao Sol quando jovem), nomeadamente a interação disco-estrela e a perda de momento angular. Está também envolvido na educação e divulgação da astronomia nas escolas.

Paulo Simeão Carvalho, Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

É professor associado no Departamento de Física e Astronomia e na Unidade de Ensino das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É também investigador no IFIMUP. Os seus interesses de investigação são o desenvolvimento de materiais curriculares multimédia, a educação em física, a formação de professores e a educação inclusiva.

Filipe Pires, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Coordena o Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, promovendo a cultura científica através da Astronomia. Com formação interdisciplinar em Física e Matemática Aplicada, concluiu sua licenciatura em 1997 e a parte curricular do Mestrado em Ensino de Astronomia em 1999. Nas suas funções divulga a Astronomia tanto para o público escolar quanto para o público geral.

Citas

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Publicado

2025-05-12

Cómo citar

FONTE, Jorge; GAMEIRO, Jorge Filipe; CARVALHO, Paulo Simeão; PIRES, Filipe. Observação astronômica do Sol como recurso didático. A Física na Escola, [S. l.], v. 23, n. 1, p. e240228, 2025. DOI: 10.59727/fne.v23i1.228. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/228. Acesso em: 17 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos