Construção de uma câmara bárica a partir do barômetro de smartphone

• Milton Baptista Filho mfilho@iff.edu.br
    IF Fluminense, Campus Campos-Centro / Núcleo de Pesquisa em Física e Ensino de Ciências https://orcid.org/0000-0002-4035-436X
  • Leandro Carvalho Pinto Filho leandrocpfilho@gmail.com
    IF Fluminense, Campus Campos-Centro / Licenciando em Ciências da Natureza

Palabras clave:

smartphone, barometro, baixo custo, pressão, velocidade, bernoulli

A instrumentação para realizar experimentos sobre mecânica dos fluidos, embora tecnologicamente bastante consolidada, não é acessível ao ambiente de sala de aula comum e rotineiro. Mesmo em laboratórios de física, a presença de manômetros, barômetros e acessórios para estabelecer condições de ar pressurizado não é tão comum. Alguns modelos de smartphones são dotados de barômetros microeletromecânicos, que têm como uma das funções determinar a altitude local. O barômetro em um smartphone pode ser tão preciso quanto 100 Pa, o que traz uma oportunidade para realização de medidas nesse campo que são imediatas e viáveis para o professor em sala de aula, sem demandar mais equipamentos. Neste trabalho, apresentamos a construção de uma câmara para medidas de pressão relativa utilizando material de custo acessível e de fácil montagem, o que permite utilizar o barômetro de um smartphone para medidas de pressão relativa e exibição de dados acessíveis utilizando o Phyphox e um computador para visualização dos dados gerados a partir do aplicativo. Foram realizados diversos experimentos para testar a câmara e avaliar sua efetividade.

Biografía del autor/a

Milton Baptista Filho, IF Fluminense, Campus Campos-Centro / Núcleo de Pesquisa em Física e Ensino de Ciências

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Física e Ensino de Ciências do Instituto Federal Fluminense, campus Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Leandro Carvalho Pinto Filho, IF Fluminense, Campus Campos-Centro / Licenciando em Ciências da Natureza

Licenciando do curso de Ciências da Natureza e Física do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

2024-05-24

BAPTISTA FILHO, Milton; CARVALHO PINTO FILHO, Leandro. Construção de uma câmara bárica a partir do barômetro de smartphone. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230103, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.103. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/103. Acesso em: 5 oct. 2024.