Aprender circuitos elétricos com estações laboratoriais para desenvolver competências metacognitivas

Authors

DOI:

10.59727/fne.v21i1.58

Keywords:

metacognição, estações laboratoriais, circuitos elétricos

Abstract

Décadas de investigação confirmam que somente uma pequena percentagem de alunos do Ensino Médio (e ensino superior) desenvolve uma compreensão profunda e significativa de circuitos elétricos. Aprender em equipe através do modelo das estações laboratoriais tem-se revelado promissor no contexto do ensino de física. Neste artigo, são apresentadas oito estações laboratoriais sobre circuitos DC, com a duração de 15 minutos cada, que podem ser utilizadas no ensino fundamental e/ou Ensino Médio. As estações foram construídas a partir de indicadores internacionais sobre o tema e foram concebidas para estimular o desenvolvimento de competências metacognitivas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Rita Lopes Mota, Universidade do Porto

Doutora em Física pela Universidade do Porto, Portugal, com Estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, EUA.  Pesquisadora no Centro de Física UM/UP, Departamento de Física e Astronomia, Universidade do Porto, Portugal. Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

João Lopes dos Santos, Universidade do Porto

Professor de Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorou-se em Física Teórica da Matéria Condensada no Imperial College e desenvolve o seu trabalho científico nesta área. Foi coordenador do Projecto Faraday de intervenção no ensino secundário, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Cleci T. Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC); Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha; Docente Permanenente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente Permanenente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade de Passo Fundo, Brasil; Bolsista produtividade CNPq.  

Published

2023-06-19

How to Cite

MOTA, Ana Rita Lopes; SANTOS, João Lopes dos; ROSA, Cleci T. Werner da. Aprender circuitos elétricos com estações laboratoriais para desenvolver competências metacognitivas. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220808–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.58. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/58. Acesso em: 5 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos