A ludicidade e o ensino de Física: relato de experiência a partir de experimentos de baixo custo

Authors

DOI:

10.59727/fne.v22i1.137

Keywords:

Brincadeiras, Experimentação, Física, Gincana, Competição

Abstract

Mediante o ensino tradicional, os alunos no Ensino Médio apresentam dificuldades relacionadas ao formalismo matemático. O objetivo do trabalho foi desenvolver, com materiais de baixo custo, atividades lúdicas experimentais no ensino de física que permitam aos alunos ter contato com fenômenos físicos presentes em seu cotidiano, de modo que não apenas se informem sobre os conceitos, mas conheçam, instiguem, busquem e formulem hipóteses. Foram feitos uma divulgação e três encontros para aplicação da Gincana de Física e do jogo Afunda ou Boia em uma escola no município de Caicó/RN, em duas turmas do 9° ano. Após as atividades, os alunos demonstraram conhecimentos na área da mecânica, hidrostática, termodinâmica e eletricidade, sempre associando-os a seu cotidiano. Os alunos apresentaram preocupação em responder oralmente por meio da linguagem científica. Alguns conteúdos já haviam sido trabalhados em sala de aula, na disciplina de Ciências, mas acabaram sendo esquecidos na hora de responder aos questionamentos lançados. A curiosidade reinava entre os alunos durante as respostas, introduzindo a dúvida e despertando o interesse em manipular as atividades lúdicas e saber o motivo de aplicá-las em seu cotidiano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Álison Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Doutorando do Curso de Física e Astronomia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal do Espírito Santo. Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio. Licenciado em Física.

Published

2024-05-24

How to Cite

SILVA, Álison Pereira da. A ludicidade e o ensino de Física: relato de experiência a partir de experimentos de baixo custo . A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 230137, 2024. DOI: 10.59727/fne.v22i1.137. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 5 oct. 2024.

Issue

Section

Relatos de Sala de Aula