Diagrama da máquina térmica para o ensino com aparelho cativante e orientação semiótica

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.15

Palavras-chave:

Multimodos de representação, registros semióticos, ensino de física, demonstração pássaro sedento.

Resumo

O trabalho propõe ações didáticas para promover o ensino do abstrato diagrama de fluxo de máquinas térmicas em nível médio em contraponto à maneira como é tradicionalmente empregado e que frequentemente é incapaz de superar uma aprendizagem superficial dos alunos. Dentro de uma perspectiva que considera que encaminhamentos instrucionais do educador devam ser orientados junto a uma educação consciente, favorecendo uma instrução por ampliação de atuações estratégicas de controle implícito, a proposta toma como guia dois referenciais do programa de pesquisa desenvolvidos pela área de educação científica que se orienta e toma por base os estudos semióticos. Os referenciais teóricos estão associados às pesquisas em multimodalidade representacional e nos registros semióticos de Raymond Duval. Inserido nessas ações, destaca-se a utilização do aparelho denominado comercialmente de Pássaro Sedento. O aparelho foi selecionado em razão de poder evidenciar os conceitos envolvidos com o diagrama e possuir atributos cativantes, uma vez que une aspectos motivacionais e de atratividade que auxiliam a sustentar a atenção dos discentes para encaminhamento da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutor em Educação pela USP/SP. Professor do Depto de Física da UEL.

Osmar Henrique Moura da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru-SP. Físico do Depto de Física da UEL.

Andrea de Freitas Zômpero, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL, Londrina-PR. Professora do Depto de Biologia da UEL.

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; ZÔMPERO, Andrea de Freitas. Diagrama da máquina térmica para o ensino com aparelho cativante e orientação semiótica. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 20230015–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.15. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/15. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos