O ensino da física no contexto da prática esportiva de futebol: o efeito Magnus como um estudo de caso

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.67

Palavras-chave:

Ensino de física; futebol; efeito Magnus.

Resumo

Este trabalho aborda um estudo de caso sobre o efeito Magnus na prática do futebol, um fenômeno que acontece na bola, causando um desvio da sua trajetória normal. Ele também está presente na sustentação do avião, no contato do carro de Fórmula 1 com o solo, na propulsão de meios de transportes aquáticos e em outras atividades esportivas. O trabalho foi realizado na turma do 3° ano do Ensino Médio de uma escola do município de Beberibe, Ceará. Foi realizado por meio de experimento, com realização de questionários para avaliar o desempenho da turma antes e após a realização das aulas. A contextualização empregada sobre o ensino de física serviu para mostrar aos alunos que não basta apenas gostar de futebol, é importante saber como a física explica e está presente nele. Portanto, percebeu-se que a maioria dos alunos gostavam de futebol, mas não tinham conhecimento sobre esse fenômeno em estudo.

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Biografia do Autor

Marcelo da Costa Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará- IFCE ( Campus Fortaleza). Professor de educação básica, na área de ciências, matemática e física. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA) e Licenciatura plena em Física pela Universidade Federal do Ceara(UFC).

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ).

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação.

Doutora em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE.

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Publicado

19-06-2023

Como Citar

CARNEIRO, Marcelo da Costa; ROMEU, Mairton Cavalcante; CASTRO, Juscileide Braga de. O ensino da física no contexto da prática esportiva de futebol: o efeito Magnus como um estudo de caso. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220102–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.67. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/67. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos