Bifrost: simulando o arco-íris

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.62

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino de física, simulações computacionais, óptica geométrica, arco-íris

Resumo

O arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz solar, luz branca, é espalhada de uma forma particular por gotículas d'água, aproximadamente esféricas, em suspensão na atmosfera. No presente trabalho, desenvolvemos um programa de computador, o qual o nomeamos Bifrost, que simula o espalhamento da luz no arco-íris. O Bifrost possui distribuição livre e código fonte aberto, podendo ser baixado diretamente da internet ou solicitado por e-mail aos autores. Mostramos que os resultados do software Bifrost reproduzem com boa precisão as principais características do fenômeno óptico do arco-íris: a planaridade do trajeto dos raios no interior da gota esférica; o fato de o arco-íris ser um arco; a existência de um ângulo de espalhamento máximo para o arco-íris primário; o ângulo máximo do vermelho ser maior que o do violeta; a existência de um ângulo de espalhamento mínimo para o arco-íris secundário; o ângulo mínimo do vermelho ser menor que o do violeta; as larguras dos dois arcos e a existência da faixa escura de Alexandre. Esperamos que o material apresentado aqui venha a ser utilizado por professores de física em suas aulas e em demonstrações sobre o fenômeno do arco-íris, enfatizando as leis da óptica geométrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Vargas Júnior, Universidade Federal de Goiás

Aluno do curso de licenciatura em física da UFG.

Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Física pela Universidade de Brasília (2008). Professor Adjunto IV do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-organização e formação de padrão em sistemas físicos, químicos e biológicos; sistemas dinâmicos e equações de dinâmica de populações.

Ivo de Almeida Marques, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Física Biomolecular pelo Instituto de Física de São Carlos - USP (IFSC-USP) (com período sanduíche pela Universidade de Regensburg, Alemanha), Pós-Doutorado na Universidade Johns Hopkins, EUA.  Na UFG, atua principalmente nas áreas de Biofísica Molecular e História e Ensino de Ciências; - Foi coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFG (2017-2021).

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

VARGAS JÚNIOR, Paulo César; CUNHA, Jefferson Adriany Ribeiro da; MARQUES, Ivo de Almeida. Bifrost: simulando o arco-íris. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220405–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.62. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/62. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos