Construção de um plano inclinado de baixo custo para o ensino de mecânica nas aulas de física

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.61

Palavras-chave:

física, mecânica, plano inclinado

Resumo

Diante dos desafios que os docentes encontram no ambiente escolar para o desenvolvimento e o ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos objetos de conhecimento de física, em especial os de mecânica, torna-se indispensável à necessidade de adotar novas metodologias e estratégias pedagógicas. Uma metodologia de ensino-aprendizagem que pode ser desenvolvida nas aulas de mecânica são as práticas experimentais, que podem ser executadas através de materiais experimentais pedagógicos. Para isso, este trabalho propõe auxiliar o professor na construção de um plano inclinado de baixo custo para ensinar os objetos de conhecimento sobre movimento retilíneo uniforme, movimento uniformemente variado e decomposição de forças de um corpo através de experimentações de cunho pedagógico que possam ser desenvolvidas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ribeiro Goes Silva, Escola Municipal Benedita Braga Cobra - EMBBC

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Pós-graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS e Pós-graduando em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

SILVA, Leonardo Ribeiro Goes. Construção de um plano inclinado de baixo custo para o ensino de mecânica nas aulas de física. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220604–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.61. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/61. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Faça Você Mesmo