Simulação interativa para o estudo da dilatação térmica

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.56

Palavras-chave:

GeoGebra, dilatação térmica, experimento virtual

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma simulação interativa desenvolvida na plataforma GeoGebra. Essa simulação permite o estudo da dilatação térmica de diversos materiais cujo funcionamento é baseado em um modelo de dilatômetro real, que controla a temperatura das amostras por meio de um banho térmico. A simulação procura se aproximar do experimento real, com um relógio comparador e um banho térmico com características e funcionalidades próprias dos seus equivalentes reais. O uso da simulação se justifica pelo isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, bem como para suprir a ausência do equipamento em laboratórios de ensino de física nas escolas. Constatou-se que o desempenho de estudantes de engenharia da Universidade Federal do Ceará que utilizaram a simulação foi semelhante ao dos que realizaram o experimento real antes do isolamento social.

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Biografia do Autor

Nildo Loiola Dias, Universidade Federal do Ceará

PhD em Física pela University of London/ Imperial College of Science and Technology (1988), tendo-lhe sido conferido o Diploma of the Imperial College. É Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Física.

Giselle dos Santos Castro, Universidade Fedeal do Ceará

Graduada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, 2015), Especialista em Tutoria em EaD e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI, 2016). Mestre pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Área de Concentração: Física da Matéria Condensada.

Afrânio de Araújo Coelho, Universidade Fedeal do Ceará

Doutor em Meteorologia pela Université de Toulouse III - Paul Sabatier (1996) e Professor Titular do Departamento de Física da UFC.

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Publicado

19-06-2023

Como Citar

DIAS, Nildo Loiola; CASTRO, Giselle dos Santos; COELHO, Afrânio de Araújo. Simulação interativa para o estudo da dilatação térmica. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220309–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.56. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/56. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Novas Tecnologias no Ensino de Física