Algumas interações pessoais de Niels Bohr com J.J. Thomson e Ernest Rutherford no período de seu pós-doutorado

para uma visão mais humana da ciência

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.54

Palavras-chave:

Niels Bohr, J.J. Thomson, Ernest Rutherford, natureza da ciência

Resumo

Este artigo explora alguns aspectos da relação que Niels Bohr estabeleceu durante o período de seu pós-doutorado tanto com J.J. Thomson quanto com Ernest Rutherford entre os anos de 1911 e 1912. Tendo em vista a relevância de discussões relativas à natureza da ciência no ensino, em associação à história e à filosofia da ciência, busca-se trazer à tona uma visão mais humana de ciência, evidenciando como aspectos subjetivos, afetivos, sociais, relacionados à biografia e à personalidade individual de um estudioso influenciam na construção de conhecimentos científicos. Nesse sentido, além de publicações de Bohr daquele período e de interlocuções com a literatura secundária, trechos de uma entrevista cedida por ele em 1962 contribuem para o resgate e a contextualização desse recorte histórico em específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membro colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC). Áreas de interesse: história e filosofia da ciência, natureza da ciência, ensino e aprendizagem de ciências.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

RAICIK, Anabel Cardoso. Algumas interações pessoais de Niels Bohr com J.J. Thomson e Ernest Rutherford no período de seu pós-doutorado: para uma visão mais humana da ciência. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 220907–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.54. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/54. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

História da Física e Ensino