Física e Mudanças Climáticas
algumas discussões a partir de uma experiência em sala de aula
DOI:
10.59727/fne.v22i1.224Palavras-chave:
Mudanças Climáticas, Ensino de Física, Educação CTS, Abordagem Temática, Três momentos pedagógicosResumo
Na área de pesquisa em ensino de física, diversos trabalhos apresentam a necessidade de um ensino mais crítico, no qual os conhecimentos científicos sejam utilizados para a compreensão de algo maior, como as implicações da ciência e da tecnologia na sociedade. Nesse sentido, a Abordagem Temática, na perspectiva da Educação CTS, caracteriza-se como uma abordagem curricular em que os conhecimentos científicos são subordinados ao tema sociocientífico escolhido pelo professor, a partir da realidade local ou global dos estudantes. Nessa perspectiva, foi implementado um conjunto de aulas balizadas pelo tema “Mudanças Climáticas”. Essa proposta foi desenvolvida em uma turma de 11 estudantes da 2ª série do Ensino Médio regular, em uma cooperativa de educação localizada em um município da região central do Rio Grande do Sul. A proposta foi estruturada a partir da dinâmica didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). No primeiro momento, foram realizadas problematizações a partir do episódio “Extremos do Planeta”, da série documental “Retrospectiva 2023 - Edição Globoplay”. Já no segundo momento, foram desenvolvidos conhecimentos científicos relacionados, especialmente, à termofísica. Por fim, no terceiro momento, foi proposta aos estudantes a construção de projetos visando à mitigação das mudanças climáticas no município onde residem. Espera-se que este relato e suas discussões auxiliem professores da educação básica, especialmente do Ensino Médio, a ministrarem aulas críticas, reflexivas e problematizadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Física na Escola

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Artigo de acesso livre sob licença Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)