Introduzindo física einsteiniana nas escolas: a abordagem Einstein-First
DOI:
10.59727/fne.v22i1.191Palavras-chave:
Física Einsteiniana, Ensino de Ciências, Programa Einstein-First, Currículo de CiênciasResumo
A necessidade de modernizar o currículo de ciências e promover a alfabetização científica é amplamente reconhecida. No entanto, a ciência ensinada nas escolas muitas vezes não aborda o conhecimento desenvolvido nos séculos XX e XXI, especialmente no campo da física einsteiniana (FE), que engloba a física quântica e a relatividade. Essa discrepância entre a educação escolar e o entendimento científico moderno pode gerar equívocos e criar barreiras na aprendizagem científica. O programa Einstein-First, desenvolvido na Austrália, introduz conceitos de FE aos estudantes desde cedo, enfatizando o uso de aprendizado em grupo baseado em atividades, brinquedos, modelos e analogias. Este artigo explora o potencial de adaptação da abordagem Einstein-First para as escolas brasileiras, com base na experiência da primeira autora com o projeto na Austrália e considerando as semelhanças e diferenças entre os currículos dos dois países. Diversas atividades desenvolvidas pelo Einstein-First são apresentadas, juntamente com sugestões para sua implementação em diferentes níveis do ensino fundamental no Brasil, alinhando-se às habilidades e aos objetos de conhecimento delineados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao introduzir conceitos einsteinianos desde cedo, os estudantes podem desenvolver uma compreensão mais profunda das tecnologias e inovações presentes em suas vidas diárias, potencialmente melhorando suas atitudes em relação à ciência e promovendo a alfabetização científica.
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