Introduzindo física einsteiniana nas escolas: a abordagem Einstein-First

Autores

DOI:

10.59727/fne.v22i1.191

Palavras-chave:

Física Einsteiniana, Ensino de Ciências, Programa Einstein-First, Currículo de Ciências

Resumo

A necessidade de modernizar o currículo de ciências e promover a alfabetização científica é amplamente reconhecida. No entanto, a ciência ensinada nas escolas muitas vezes não aborda o conhecimento desenvolvido nos séculos XX e XXI, especialmente no campo da física einsteiniana (FE), que engloba a física quântica e a relatividade. Essa discrepância entre a educação escolar e o entendimento científico moderno pode gerar equívocos e criar barreiras na aprendizagem científica. O programa Einstein-First, desenvolvido na Austrália, introduz conceitos de FE aos estudantes desde cedo, enfatizando o uso de aprendizado em grupo baseado em atividades, brinquedos, modelos e analogias. Este artigo explora o potencial de adaptação da abordagem Einstein-First para as escolas brasileiras, com base na experiência da primeira autora com o projeto na Austrália e considerando as semelhanças e diferenças entre os currículos dos dois países. Diversas atividades desenvolvidas pelo Einstein-First são apresentadas, juntamente com sugestões para sua implementação em diferentes níveis do ensino fundamental no Brasil, alinhando-se às habilidades e aos objetos de conhecimento delineados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao introduzir conceitos einsteinianos desde cedo, os estudantes podem desenvolver uma compreensão mais profunda das tecnologias e inovações presentes em suas vidas diárias, potencialmente melhorando suas atitudes em relação à ciência e promovendo a alfabetização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Giovana de Souza, Universidade Luterana do Brasil

Estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil e uma estudante de doutorado visitante na School of Education da Curtin University. Está conduzindo pesquisa sobre a aprendizagem da Teoria da Relatividade por estudantes do ensino médio, investigando suas concepções e representações mentais usando a abordagem de múltiplas representações. Trabalhou como professora de física por sete anos.

Agostinho Serrano, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Análise Gestual e Representações Mentais no aprendizado de conceitos científicos, Novos Referenciais Teóricos em Ensino de Ciências e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

SOUZA, Maira Giovana de; SERRANO, Agostinho; TREAGUST, David; BLAIR, David. Introduzindo física einsteiniana nas escolas: a abordagem Einstein-First. A Física na Escola, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 240191, 2025. DOI: 10.59727/fne.v22i1.191. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/191. Acesso em: 29 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos