O ‘efeito estufa’ numa perspectiva histórica: Jean Baptiste Joseph Fourier e o problema da temperatura terrestre

Autores

DOI:

10.59727/fne.v21i1.105

Palavras-chave:

temperatura terrestre, Joseph Fourier, efeito estufa, balanço de energia terrestre, aquecimento global

Resumo

O nome do cientista francês Jean Baptiste Joseph Fourier é frequentemente lembrado como sendo o primeiro a propor uma teoria do efeito estufa. A partir de trabalhos de historiadores da ciência, e com base na análise dos textos de Fourier, suas contribuições ao problema da temperatura terrestre são discutidas. Argumenta-se que Fourier não desenvolveu uma teoria do efeito estufa. Porém, muitos dos insights e conceitos que ele introduziu, como o conceito de temperatura planetária e balanço de energia planetário, abriram caminho para desenvolvimentos subsequentes sobre o problema da temperatura terrestre. Com base nesse relato histórico, almeja-se fomentar a discussão do efeito estufa em uma aula de ciências, em especial da física. Tal discussão pode contribuir para elucidar questões conceituais, bem como fornecer uma perspectiva histórica sobre a questão atual das emissões de gases de efeito estufa e suas consequências para o aquecimento global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Luis Junges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019).  Doutor em Filosofia (2012) pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, exerce a função de professor no Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da UFRGS e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 50 (UFRGS)

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

JUNGES, Alexandre Luis. O ‘efeito estufa’ numa perspectiva histórica: Jean Baptiste Joseph Fourier e o problema da temperatura terrestre. A Física na Escola, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 230105–1 , 2023. DOI: 10.59727/fne.v21i1.105. Disponível em: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/105. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

História da Física e Ensino